Contatos Videos Downloads Discografia Biografia Agenda Home Notícias Joao Duarte J.Duarte Design www.jduartedesign.com

Dez anos após a estreia com o álbum homônimo, o Carro Bomba reaparece com seu quinto trabalho de estúdio, “Pragas Urbanas”. Rogério Fernandes (vocal), Marcello Schevano (guitarra), Ricardo Schevano (baixo) e Heitor Schewchenko (bateria) não só injetaram mais peso e agressividade como assumiram o chamado “Thrash’n'Roll”, mescla pela qual passaram a classificar a sonoridade da banda nos aclamados “Nervoso” (2008) e “Carcaça” (2011). Não por acaso, uma das faixas gravadas no estúdio Mr. Som (SP), com produção de Heros Trench, Marcello Pompeu e Ricardo Schevano, leva este título.

Na mesma pegada, “Esporro” vem com andamento veloz e vai de encontro com a temática agressiva. Por outro lado, faixas mais cadenciadas como “Arrastando Correntes” reforçam a pegada Black Sabbath, sempre presente nos trabalhos do quarteto. Na mesma linha, mas com o lado “Roll” de “Pragas Urbanas” em foco, vem com “Mojo”, que traz a participação do gaitista Sérgio Duarte. A acelerada “Let’s Blow” remete aos primeiros trabalhos da banda, com uma pegada mais Hard e que traz a participação de Marcello Pompeu – “Let’s Blow / Ondas de choque / Let’s Blow / Explode tudo e vem pro Rock”, diz o refrão.

Apesar de ser o primeiro trabalho desta seção rítmica, o entrosamento da dupla Ricardo Schevano/Heitor Schewchenko cria o alicerce perfeito para a massa sonora encorpada do Bomba. Exaltando o peso nos riffs de Marcello Schevano e com os fortes drives e o timbre Ronnie James Dio de Rogério Fernandes, o álbum fecha com “Fantasma”.

Mantendo a tradição, as mensagens nas letras expõem a atmosfera urbana e os problemas sociais das grandes metrópoles – o título do álbum fala por si. A arte gráfica ficou novamente a cargo do ilustrador e quadrinhista André Kitagawa, que vem trabalhando com a banda desde “Nervoso”.

“Pragas Urbanas” não será só mais um lançamento da Música Pesada brasileira, pois não é de hoje que o Carro Bomba faz jus ao status que obteve. Certamente, os saudosos Hélcio Aguirra e Renê Seabra, a quem a banda dedicou este trabalho, ficariam orgulhosos.

Ricardo Batalha

Site: www.carrobombaoficial.com.br

DISCOGRAFIA:
- Carro Bomba (CD – 2004)
- Segundo Atentado (CD – 2006)
- Nervoso (CD – 2008)
- Carcaça (CD – 2011)
- Pragas Urbanas (CD – 2014)

FORMAÇÃO:
Rogério Fernandes (vocal)
Marcello Schevano (guitarra)
Ricardo Schevano (baixo)
Heitor Shewchenko (bateria)